6 passos para organizar um evento corporativo de sucesso

Saiba o objetivo do evento

O principal ponto é saber o objetivo do evento. Ele vai ser uma reunião? Um workshop? Uma palestra? Ou vai ser uma convenção junto com uma feira? Na hora de começar a organização do seu evento corporativo, é extremamente importante saber e ter sempre em mente a razão pela qual ele vai ser realizado. Se for uma reunião, quantas pessoas vão participar? O objetivo dela é fechar algum negócio ou reunir a equipe interna de uma empresa para discutir o planejamento estratégico? Quantas pessoas participarão? 

Defina seu orçamento

Muitas pessoas esquecem de um dos pontos mais críticos: o orçamento (também conhecido como budgetem inglês). O seu orçamento irá impactar diretamente na escolha do local, bem como na alimentação e bebida e nos equipamentos. Conseguir gerenciar o orçamento do evento é realmente desafiador, mas imprescindível para o sucesso dele. Através de uma boa gestão dele, você irá conseguir conciliar a locação do espaço, bem como a contratação de alimentação e bebida e equipamentos (estes serão seus maiores custos na realização do seu evento corporativo).

Dica: Lembre-se sempre de conversar com o responsável pelo evento empresarial quais são as suas demandas e itens imprescindíveis para realização do evento junto com o orçamento disponível para ele. Com isto, você já terá mais de meio caminho andado em direção ao sucesso!

Escolha um espaço ideal

Tempos atrás era muito difícil encontrar o espaço ideal para um evento corporativo. Pesquisas levando em consideração localização, capacidade, tamanho e comodidades podiam levar dias. Contudo, graças à tecnologia e desenvolvimentos, você pode encontrar diversos espaços para eventos corporativos na Agenda Open de uma forma rápida e fácil pedindo diversas cotações para espaços de evento.

A escolha do espaço ideal deve sempre levar em consideração os seguintes itens: 

  • Localização: qual a melhor localização para os participantes do evento?
  • Quantidade de pessoas: quantas pessoas participarão do evento?
  • Formato da sala: para melhor aproveitamento do conteúdo e discussões, qual o melhor formato?
  • Comodidades: quais são as comodidades que o espaço de evento deve ter?
  • Tipo de espaço: ele deve ser mais sofisticado, descontraído ou moderno?

Contrate os equipamentos e alimentação necessários

Não se esqueça da contratação de equipamentos para realização do evento. Será necessário um projetor para exibição de slides ou vídeos? Se for passar um vídeo, um equipamento de som também é necessário. O evento tem mais de 30 a 40 pessoas? Se sim, um microfone pode ser uma boa ideia para não forçar a voz dos participantes.

Se o evento empresarial for mais longo que 2 horas, é recomendável que se sirva um coffee break para os participantes. Além disso, deixar água e café na sala, também é uma boa ideia. Caso seu evento se estenda o dia inteiro, contrate com um buffet ou com o espaço um almoço ou garanta que o espaço onde o evento é realizado tenha restaurantes para os participantes se alimentarem.

Faça um checklist para sua organização

Organizar um evento corporativo envolve muitas tarefas que podem ser esquecidas facilmente. Para que nada passe sem ser verificado e levantado, considere fazer um checklist. Pode ser usando um caderno ou mesmo um aplicativo de notas no seu smartphone. Isto será muito útil para que você não se esqueça de nenhum detalhe e o evento flua da melhor forma possível.

Faça uma pesquisa com os participantes

Após o evento, faça uma pesquisa com eles para entender o que você acertou na organização do evento e o que pode ser melhorado para o próximo. Faça perguntas objetivas e não tenha medo de críticas. Elas são extremamente importantes para você se desenvolver na organização de eventos empresariais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *